Olá, estimados orientistas!
No período de 24 a 26 de abril de 2015, o estado de Santa Catarina sediou a I Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, o CamBOr 2015. A cidade escolhida foi Rancho Queimado, distante 74 km da capital catarinense.
A região definida para a competição agradou em muito os participantes, pois ofereceu uma vegetação e relevo aprazíveis, além de o clima ter colaborado com a ausência das chuvas. Os percursos Longo e Médio foram realizados na mesma área mapeada.
Entretanto, alguns pontos importantes devem ser observados de forma que nossos organizadores avaliem e adotem estratégias importantes para que as próximas competições oficiais sejam ainda melhores.
O primeiro ponto a destacar diz respeito à prova de revezamento. Já neste dia foi possível observar que a estimativa de tempo para fim da prova foi subestimada. Muitos competidores levaram mais de 30 minutos para completarem seus percursos. Os mapas foram impressos na escala 1:10.000, utilizando metade de uma folha A4. A “economia” na impressão não parece ter explicação plausível. Além disso, houve, por parte da própria organização, a convalidação do descumprimento de regra relativa à formação das equipes.
Diz o próprio regulamento do revezamento que as equipes deveriam ser formadas por atletas do mesmo clube ou, em último caso, atletas da mesma federação (clique aqui para ler o Regulamento). Ocorre que várias equipes foram formadas por competidores de federações diferentes.
Salvo melhor juízo, como a regra era clara, não havia necessidade de formalizar reclamações. Ainda assim, foram interpostos “protestos”. Com a ausência de um “júri técnico”, a premiação foi adiada para o domingo. Inicialmente as equipes irregulares foram desclassificadas. Mas ao final da competição, a organização voltou atrás e manteve, lamentavelmente, o descumprimento da regra.
Formalmente, não se sabe quem foram os responsáveis por aceitar erroneamente as inscrições dos trios “CBO”, tampouco os responsáveis por decidir pela manutenção e premiação destes ao final da competição.
A ausência de transparência nas próprias ações, o despreparo para lidar com situações de solução aparentemente simples, o desconhecimento das regras oficiais, o uso inadequado de uma suposta autoridade e, por que não dizer, a conivência dos próprios competidores que se inscreveram irregularmente, macularam mais uma vez um evento oficial.
Em respeito àqueles que montaram seus trios na crença de que o regulamento seria cumprido à risca, fica aqui nosso apoio. Vamos agir para que desvios de regras como este não se repitam.
O segundo ponto trata da atualização/elaboração do mapa utilizado nos percursos. Foi emitida uma errata relativa a um trecho da área mapeada relatando divergência entre a simbologia no mapa e na área real. Ocorre que as diferenças estavam presentes em outras áreas além da divulgada. Fato que prejudicou aqueles que traçaram rotas confiando na simbologia do mapa mas se depararam com áreas de progressão lenta ou intransponível.
Aos dirigentes sugerimos:
- ao elaborar regras, estejam atentos à opinião da comunidade orientista;
- sejam os primeiros a cumprir o que está estabelecido;
- e cuidem para que os demais acompanhem esta lógica.
Aos orientistas:
- conheçam, cumpram e fiscalizem as regras.
Os resultados do Revezamento e dos percursos Médio e Longo estão disponíveis na página de Competições do sítio da CBO (http://www.cbo.org.br/site/competicoes/index.php).
As atenções ficam voltadas, agora, para a II Etapa do CamBOr, a ser realizada em junho na Fazenda Piana, entre Campo Grande e Sidrolândia, no estado do Mato Grosso do Sul. No ar ficam algumas perguntas:
- Como será que os organizadores e os competidores vão se portar quanto às regras do campeonato?
- Como fica a disputa pelo Revezamento, já que a arbitragem e demais responsáveis pela I Etapa do CamBOr 2015 descumpriram claramente o Art. 7º do Regulamento do Revezamento do CamBOr?
- Qual será a adesão à II Etapa, que agora terá a concorrência direta do "4 Dias de Orientação de São João Del Rei" (evento não reconhecido pela FMO, conforme Nota de Esclarecimento)?
Leiam, também, a opinião de dois competidores recém filiados à FODF e à CBO, os quais compartilham em um ótimo texto as impressões de sua estreia num CamBOr. Clique aqui.
Temos algumas fotos disponíveis clicando aqui.
Também vale visitar o álbum de fotos Orientação Esporte, da nossa colega Odete. São delas as três belíssimas fotos que ilustram este post. O álbum completo você pode acessar clicando aqui.
Boas rotas \o/
orientistaemrota
Parabéns Antônio Carlos! O texto retratou a realidade dos fatos! A fundamentação da narrativa nas regras da CBO fica claro a lisura do texto!!
ResponderExcluirExcelente a foto da minha irmã Helena Prado, emocionante ver na face dela a alegria de praticar orientação!
Excelente texto Kako! Claro, preciso e ponderado. Parabéns!
ResponderExcluir